MUDANÇAS NA POUPANÇA

Após muitos boatos, o governo anunciou na segunda semana de maio que pretende promover mudanças na caderneta de poupança, a mais popular aplicação dos brasileiros. A intenção do Planalto é taxar uma parcela dos investimentos colocados ali.

O que muda na poupança? E a partir de quando?

A partir de 2010, o rendimento de cadernetas com depósitos superiores a 50.000 reais poderá ser tributado, passando a recolher imposto de renda. Vale ressaltar: ficará sujeito à tributação apenas o ganho proveniente do montante que ultrapassar os 50.000 reais. Um exemplo: uma aplicação que soma 60.000 reais pagará imposto sobre os rendimentos relativos a 10.000 reais. De acordo com o governo, a tributação só terá início se a Selic (taxa básica de juros, determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central) atingir valores inferiores a 10,50% ao ano. Porém, como a Selic já está em 10,25%, e a tendência apontada pelos economistas é de queda, é provável que a tributação da poupança passe mesmo a valer.

Como será calculada a tributação?

A cobrança do imposto será inversamente proporcional ao valor da Selic. Ou seja, quanto mais a taxa de juro cair, maior será a parcela do rendimento tributado. Confira os porcentuais no quadro a seguir.
imposto-poupanca

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *