Jucesp Online chega a 1 milhão de pesquisas de empresas

O portal Jucesp OnLine, no ar desde 08 de junho, ultrapassou na última terça-feira (13) a marca de um milhão de consultas a dados de empresas, entre buscas simples, avançadas e por região. Neste período foram registradas também mais de 184 mil solicitações de dados cadastrais e de 33 mil certidões.

A solução online, desenvolvida pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para a Junta Comercial (Jucesp), emite documentos com validade jurídica sobre empresas comercias e da área de serviços, diminuindo, dessa forma, a burocracia.
Disponível no endereço da Jucesp, qualquer cidadão pode ter acesso a dados e documentos até agora obtidos apenas na própria Junta Comercial, órgão responsável por todas as informações ligadas ao cadastro, registro e atualização das empresas comerciais do estado.

A solução contempla a solicitação e emissão online de documentos como fichas cadastrais e certidões; buscas simples e avançadas por sócios, nomes fantasia, região e atividade e agendamento de serviços. O usuário deve apenas ser cadastrado no sistema da Nota Fiscal Paulista, pois a senha e o login são os mesmos.
Os documentos emitidos pela Junta, gerados em PDF, são certificados e assinados digitalmente com a certificação digital ICP-Brasil, o que garante a integridade e origem. As assinaturas trazem carimbo de tempo (data-hora confiável e sincronizada com o Observatório Nacional), preservando sua  temporalidade.

A Jucesp OnLine tem ainda um sistema de georreferenciamento capaz de buscar estabelecimentos comerciais por regiões. Uma pessoa interessada em abrir uma grande indústria ou um pequeno estabelecimento comercial, por exemplo, pode procurar estabelecimentos similares, iniciando sua busca em todo estado e refinando a pesquisa por cidade, região, bairro e até rua.

Os documentos emitidos eletronicamente têm validade jurídica, a partir do uso de certificação digital, o que, segundo a instituição, garante mais agilidade, diminuição de consultas presenciais e redução de prazos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *