Se for contratar um contador para declarar Imposto de Renda, cuidado com os golpes

Em cima da hora para o término do prazo de declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas não conseguem organizar os documentos necessários e acabam contratando os serviços de contadores para que o processo seja agilizado. Na busca rápida para declarar todas as transações financeiras, muitos contratam pessoas que não estão capacitadas para exercerem o trabalho. E o problema vem depois.

“Isso pode acontecer. Todos os contadores estão habilitados, mas quando surgem promessas demais é bom desconfiar. Os benefícios e promessas de descontos grandes podem esconder uma manobra. E só depois que já pagou pelo serviço o contribuinte descobre que caiu na malha fina”, alertou o mestre em contabilidade e vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade, Valcemiro Nossa.
Para resolver o problema, Valcemiro apresenta a possibilidade que o contribuinte pode ter para se certificar que não está entregando seus dados a uma pessoa despreparada. “Se o contribuinte estiver em dúvida sobre o profissional, ele pode entrar em contato com o Conselho Regional de Contabilidade. O que o conselho não pode fazer é indicar contadores, mas informações sobre determinado profissional nós podemos fornecer sem problemas”, sugere.
Uma vez escolhido o contador, o contribuinte deve levar o máximo de documentos para iniciar a declaração. Entre esses comprovantes estão a declaração de rendimento fornecido pela empresa em que a pessoa trabalha, os extratos bancários com todos os saldos e aplicações, a relação de dependentes (com CPF e data de nascimento de cada um deles), entre outros. “O dependente só pode estar em uma declaração. O filho só pode estar na declaração do pai ou da mãe, isso é importante”, ressalta Valcemiro Nossa.
As despesas com médicos, planos de saúde, que são passíveis de abatimento, é importante que estejam em mãos. Se a declaração é lançada sem a apresentação de algum documento ou transação financeira, existe a possibilidade de multa.

Nos da Rio Lex possuimos profissionais capacitados para o cumprimento de mais obrigação. Ficamos a disposição  entre em contato conosco através de nosso site www.riolex.com.br ou Tel 11 2291-1933.

Possuimos tambematendimento através do Skype

adauto.junior.riolex

Fonte: Gazeta Online

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *