Programa Sebrae 2014 prepara empresários para o mercado

Empresa fluminense apresenta crescimento recorde depois de aderir à iniciativa.

Como preparar a empresa para as oportunidades geradas pela Copa do Mundo? Em busca de respostas práticas, Douglas Viana, da BLR Soluções em TI, decidiu participar de uma palestra sobre o Sebrae 2014. O programa incentiva micro e pequenas empresas (MPE) a aproveitarem as oportunidades geradas por grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo. Além das respostas que procurava, o empresário de Niterói (RJ) encontrou também boas chances de aumentar o lucro do negócio.
“Fechei contratos com empresas que já integram o Sebrae 2014 e também identifiquei outras que podem se tornar parceiras em projetos maiores. Estou cheio de planos e muitas perspectivas”, comemora.
A BLR Soluções em TI faz parte de um grupo de 350 empresas fluminenses que já se inscreveram no Programa Sebrae 2014. “Todos esses negócios recebem um diagnóstico, participam de capacitações em várias áreas e também têm a qualidade dos produtos e serviços que oferecem avaliada. Elas vivenciam o processo como se fossem empresas incubadas. Também já fizemos palestras, ações de sensibilização e atendimentos pontuais para cerca de duas mil pessoas”, relata a gestora do programa, Beatriz Barroso, do Sebrae no Rio de Janeiro.
O entusiasmo do empresário é um exemplo do resultado da iniciativa no faturamento das empresas. Comprada há apenas um ano, a BLR Soluções passou de um ganho mensal de R$ 6 mil para R$ 40 mil. A equipe foi ampliada de dois para oito funcionários. Douglas conta que ele e o sócio procuraram um negócio que já tivesse nome no mercado para não começar do zero. “Só colocamos verde e amarelo na logomarca para ressaltar o bom momento econômico do país e trazer sorte”.
Como participante do Sebrae 2014, o empresário relata que já consegue colocar em prática ações necessárias que não eram adotadas antes. Hoje, faz parte do dia a dia da empresa traçar metas, cumprir prazos, explorar a rede de contatos e ainda checar a qualidade dos serviços prestados. O sócio e os funcionários também são frequentadores dos cursos de capacitação.
“O foco mudou completamente. Ficou claro que a BLR deve vender o que cliente precisa. Parece óbvio, mas não estamos presos a apenas um serviço. Cuidamos da instalação e manutenção de redes e sistemas, vendemos equipamentos e ainda estamos sempre atentos para antecipar soluções. Já atendemos empresas de grande porte e estamos conscientes da reputação sólida de confiança e respeito que estamos construindo”, diz.
Fonte: Agência Sebrae

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