O Comando Nacional dos Bancários, que representa os funcionários do setor em greve há 13 dias, informou que devem ser retomadas nesta segunda-feira (11) às 11h, em São Paulo, as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) após a rejeição da nova proposta apresentada pelos bancos no sábado, que foi avaliada como ‘insuficiente’ pelo sindicato.
Nesta segunda, o sindicato da categoria disse que após a rodada com a Fenaban nesta segunda, o Comando Nacional se reunirá com as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para retomar as negociações das reivindicações específicas.
“O Comando Nacional orienta todos os sindicatos a manterem e ampliarem a greve na segunda-feira, para forçar os bancos a melhorarem a proposta”, informou no sábado a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).em comunicado.
De acordo com a Contraf – CUT, a proposta apresentada pelos bancos neste sábado incluia
reajuste de 9,82% para o piso salarial, 6,5% de reajuste para quem ganha até R$ 4.100 (e um valor fixo de R$ 266,50 para os salários superiores a esse valor).
Foi proposto também 6,5% de reajuste para a PLR e todas as verbas salariais e auxílios Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o país conta com 19.830 agências bancárias. De acordo com a Contraf, essa é a maior greve da categoria bancária nos últimos 20 anos, já que na quinta-feira (7) 8,28 mil agências ficaram fechadas.
Os bancários reivindicam reajuste de 11%, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção à saúde com foco no combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.
Fonte: G1
Add a Comment