Após dois vazamentos de dados em massa no Brasil, que envolveram até mesmo autoridades da república, como o presidente Jair Bolsonaro, e a venda dessas informações na deep web, a preocupação do brasileiro sobre a segurança da sua privacidade na internet cresceu, o que proporcionou o surgimento de sites para este tipo de consulta, como o Fui Vazado. 

Mas você sabia que o Banco Central do Brasil (BC) já oferece um serviço que possibilita ao cidadão consultar todas as contas bancárias, financiamentos e dívidas abertas em seu nome? Trata-se do Registrato, que fornece relatórios sobre a vida financeira de todos os correntistas dos bancos que atuam no Brasil. 

Para acessar o sistema do Bacen, os cidadãos podem faze-lo direto pelo internet banking caso seja correntista de bancos como ( banco brasil, bradesco, itau e caixa economica ), o cadastro inicial ira gerar um código de pin e redirecionar para pagino do Registrado.

Caso você só tenha conta em um desses bancos, será necessário fazer uma solicitação de acesso por meio de um protocolo digital, o portal por onde estão sendo encaminhados os documentos para o BC durante a pandemia da Covid-19.

Os relatórios, disponíveis pela plataforma são: consultar Suas chaves Pix, suas dívidas, suas operações na bolsa de valores e os bancos em que você é correntista.  

Estamos cercados de risco, e como já mencionamos nessa texto o Vazamento de dados ocorrido nos últimos meses, trouxe vulnerabilidade a todas as pessoas, portanto recomendamos que façam o seu cadastro e tenham uma rotina de consulta afim de antecipar possíveis problemas.

 Outras matérias relacionadas

Fonte: Olhar Digital