Com o crescimento da tecnologia, as empresas que desejam otimizar processos têm visto o quanto o impacto da robotização pode ajudar a indústria. Embora o tema incentive opiniões divergentes, sabe-se como as mudanças são inevitáveis.

Afinal, mesmo com a preocupação dos trabalhadores, as empresas têm visto a tecnologia como tendência para os próximos anos. Neste post, mostramos que a mudança pode não só melhorar o desempenho das empresas, mas também beneficiar os colaboradores.

O QUE É RPA ?

RPA é aplicação de tecnologia, regida pela lógica de negócios e insumos estruturados, visando automatizar os processos de negócios. Usando ferramentas de RPA, uma empresa pode configurar um software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas

Os principais benefícios

A tecnologia RPA beneficia a produtividade porque reduz a demora nas tarefas e lida de forma precisa com grande volume de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Imagine uma atividade mecânica como alimentar a base de dados. É comum o ser humano se enganar na anotação dos números, refletindo em relatórios e análises equivocadas.

Com a robotização de processos esses mecanicismos ganham maior eficiência, são efetuados com menos erros e mitigando riscos, motivos pelos quais o procedimento fica muito mais seguro.

Além disso, esse sistema promove outros benefícios:

  • multitarefa e flexibilidade;
  • implementação em ciclos menores;
  • monitoramento de dados;
  • novas métricas de desempenho;
  • gestão centralizada;

Um relatório da Capgemini também aponta como vantagens a redução de custos entre 10% e 25%, e um aumento de escalabilidade entre 30% e 50% com a utilização de Inteligência Artificial — pois grande quantidade de informações é manipulada continuamente de maneira uniforme com a RPA.

O futuro dos profissionais de finanças

Diante de tantas possibilidades de inovação, é inevitável que muitas tarefas hoje executadas por pessoas venham a ser automatizadas. O que um profissional da área de finanças pode fazer em relação a isso?

A introdução de inovações não é exatamente uma novidade no setor. Nos anos 1980, a área viveu a chegada das planilhas eletrônicas, que modificaram substancialmente a maneira como as pessoas trabalhavam. Nos anos 1990, os sistemas ERP também incorporaram diversas tarefas até então manuais.

Em todos os casos, e isso vale também para o momento atual, profissionais que buscaram atualização de conhecimentos e domínio de novas ferramentas encontraram seu lugar no mercado de trabalho.

Assim, é importante que os profissionais da área de finanças busquem conhecimentos sobre Data Analytics, Inteligência Artificial e RPA. Por mais que essas tecnologias avancem na automatização de processos, continua a existir a necessidade de mentes analíticas que saibam fazer bom uso de toda essa capacidade.

Além disso, a RPA pode ainda ajudar em atividades como:

  1. Cobrança de clientes
  2. Processamento de pedidos
  3. Envio de notificações
  4. Atualização de perfis de clientes e funcionários
  5. Encerramento de contas fraudulentas
  6. Geração de relatórios de conformidade
  7. Operar aplicações
  8. Fazer cálculos complexos
  9. Gerenciar banco de talentos do RH
  10. Registrar,modificar,
  11. validar e analisar dados da empresa
  12. Monitorar tarefas automatizadas

Infelizmente o quando analisamos o cenário para as pequenas e medias empresas brasileiras, o uso dessas ferramentas ainda está muito aquém do que poderia já estar acontecendo. Muitas vezes por falta de conhecimento por parte dos gestores,  outras devido a questões de orçamento, de todo modo essa já é uma realidade para as grandes empresas e com certeza será parte da solução para as pequenas e medias para que consigam entregar mais qualidade em seus produtos ou serviços, e aumentar a produtividade da sua equipe possibilitando que a equipe tenha mais tempo investindo em atividades intelectuais que exigem, mais de suas capacidades cognitivas.

“A TECNOLOGIA VEIO PARA DEVOLVER AO SER HUMANO, SUA HUMANIDADE.”

Autor: Desconhecido

Fonte:

Intelligent automation could add $512 billion to the global revenues of financial services firms by 2020 (capgemini.com)

O que é RPA Robotic Process Automation + 12 exemplos de usos (heflo.com)

http://datascienceacademy.com.br/blog/o-que-e-automacao-robotica-de-processos-rpa/